Elza News

O Jornal

O Jornal do clube Girl Up Elza Soares realizou sua primeira edição em maio de 2021. Ele é elaborado pelos membros do Grupo de Trabalho de Jornal e liderados pela Diretora de Produção Cultural, Natália Carvalhinha.

- Texto Anônimo

O meu navio zarpou e parece que o porto foi bombardeado, reduzido a cinzas, e já não existe. Me sinto perdida em alto mar, uma casquinha flutuando na imensidão dos oceanos. De que adianta ter uma âncora que se dispõe apenas a amparar parte de você? . . .


- Texto de Maria Eduarda

Durante o mês de agosto, o GT de campanhas do Girl Up Elza Soares se dedicou ao desenvolvimento e aprovação de dois PL 's (projetos de lei) vitais no combate à violência contra a mulher . . .


- Texto de Maria Eduarda

A socióloga constrói a teoria de que a indústria pornográfica e a mídia têm grande influência nisso. Em diversos filmes e séries, relações que fazem parte do espectro LBTQIA+, no geral, são retratadas como problemáticas e promíscuas . . .


- Texto de Isabela Cordeiro


Conversas francas, abertas e seguras sobre saúde sexual, ginecológica e menstrual ainda são, infelizmente, um grande tabu em nossa sociedade. Para pessoas que fogem dos padrões de sexualidade e gênero, esse diálogo é considerado praticamente impossível . . .


- Texto de Raquel Mouzinho


O período menstrual é uma fase difícil para toda pessoa que menstrua, agora imagina ter que conciliar esse momento com uma rotina pesada de treinos e uniformes desconfortáveis, essa é a vida de metade dos atletas do mundo.

- Texto de Larissa Morais


Em um mundo onde até mesmo a própria palavra “menstruação” costuma ser dita em tom de sussurro, muita coisa vem mudando e a indústria voltada para produção de produtos femininos vem crescendo e ganhando espaço na mídia.

- Texto de Maria Eduarda

Mulheres trans possuíram uma participação significativa na conquista de direitos esportivos para a comunidade, com a popularização do fenômeno de Orgulho LGBT nos EUA dos anos 70, durante os protestos de Stonewall . . .

- Texto de Giulia Gama

E mesmo com toda a dificuldade e peso por serem pessoas com deficiência, os atletas PCDs têm ocupado o lugar, que é deles por direito, nas paraolimpíadas, que começou com 400 atletas, em Roma, e agora possui mais de 4000 atletas, na capital japonesa. Isso é uma conquista internacional grandiosíssima e histórica . . .

- Texto de Isabela Cordeiro

Segundo dados da Empodera, cerca de 35% das adolescentes abandonam o esporte. A falta de apoio, a sexualização do corpo feminino durante a adolescência, o assédio presente nas relações treinador-aluna e os padrões de beleza associados à prática de exercícios físicos são fatores importantes para afastar as meninas do meio esportivo . . .

- Texto de Larissa Morais

O preconceito, a falta de segurança e incentivo nas escolas colaboram com a cultura de não incentivar as mulheres aos esportes. Estruturas de sociedade patriarcais também influenciam a falta de participação feminina. Segundo o relatório “Movimento é Vida”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a prática de exercícios físicos por mulheres no Brasil é 40% inferior à dos homens . . .

-Texto de Maria Eduarda

O teatro, a poesia, as artes plásticas e demais expressões ligadas à arte, possuem grande potencial transformador, por transmitirem mensagens de maneira dinâmica. Um exemplo desse fenômeno é o trabalho do grupo VgGang . . .

- Texto de Maria Fernanda

O caso de Pamella Holanda é, infelizmente, mais um dos muitos que ocorrem no Brasil: segundo a emissora de televisão BAND, somente durante o período de pandemia, cerca de 25% das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica . . .

- Texto de Raquel Mouzinho

A vida de uma mulher é um ato de resistência. Existir já é um desafio. Entretanto, algumas ousam ir além dos direitos femininos e, até mesmo, recebem prêmios nomeados em homenagem a mulheres incríveis que marcaram a história . . .

- Texto de Isabela Cordeiro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de violência como “o uso intencional de força física ou poder, ameaçados ou reais, contra si mesmo, contra outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resultem ou tenham grande probabilidade . . .

- Texto de Giulia Gama

Vivemos num mundo rodeado de política, desde a hora que acordamos até a hora que fechamos nossos olhos, ouvimos e exercemos nossa cidadania. No Brasil há muita “politicagem” e pouco debate . . .

- Texto de Larissa Morais

O Senado aprovou no dia 1º de julho de 2021, por unanimidade, um projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A proposta já foi aprovada . . .

- Texto de Natália Carvalinha

Inspirado no livro Moxie: A Novel, o filme aborda a vida de uma menina de 16 anos chamada Vivian, que inspirada pelo exemplo de sua mãe no movimento punk feminista dos anos 90 . . .

- Texto de Giulia Gama

A busca por equidade de gênero em todos os momentos da vida é extremamente importante, mas existe um grupo específico que pode combater as injustiças pela raiz, a juventude. . .

- Texto de Yasmin Farias

O SexGen é um projeto protagonizado por alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca no Rio de Janeiro, o CEFET, e promove debates sobre sexualidade, questões de gênero e diversidade na juventude . . .

Resenha

- Texto de Mel Victória

A obra conta a história de Verônica Torres (Tainá Müller), escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo. A série aborda pautas atuais e recorrentes na sociedade brasileira de forma muito bem apresentada, como: violência doméstica, relacionamento abusivo e descaso policial . . .

- - Texto de Raquel Mouzinho

"A mulher negra tem muitas formas de estar no mundo (todos têm). Mas um contexto desfavorável, um cenário de discriminações, as estatísticas que demonstram pobreza, baixa escolaridade, subempregos, violações de direitos humanos, traduzem histórias de dor. Quem não vê?" . . .

Arte

BRUNO GABRIEL GONÇALVES DECASTRO

Instagram: @Silvio_salame

Poeta e músico

JUAN GONZAGA DE JESUS SOUZA

Instagram:@JinakiKetema

Fotografia

MEL VICTORIA SANTOS SILVA

Instagram: @melsavix

Poesia 8 de Março

Por Ana Beatriz

Arte

ARTHUR NASCIMENTO BESERRA

Instagram: @Kittaro_psineo

Arte

NATALIA SANTOS DA SILVA

Instagram: @insani.naty

Arte

LUANA FERNANDES GARVASIO

Insta: @las.artes.de.la.luna

Por Dentro do Elza

Em defesa da vida das mulheres, da juventude e da educação, as líderes Amanda e Beatriz, junto de outras participantes do clube, marcharam em direção à Candelária . . .

O GT de Mídias trabalhou com o tópico de violência contra a mulher, o que foi bem difícil e delicado de ser abordado, já que qualquer coisinha poderia ficar algo pesado ou explícito . . .

O Girl Up Elza Soares estará realizando divulgação artística e de textos jornalísticos nas suas próximas edições do seu jornal independente, Elza News.

➤Caso você tenha interesse em ter seu trabalho divulgado pelo clube, clique no botão abaixo.